Clube de Líder

Clube de Líder: Orientações Gerais

A missão primordial de um clube de líder é a capacitação dos aspirantes a líderes, através de treinamentos e a aplicação dos cartões de liderança.

Regra geral, cada clube de líder, digo clube de líder Jovem, Desbravadores e Aventureiros são clubes separados; em outras palavras, clubes de líderes não são mistos.

No entanto, devido à falta de líderes, até uns anos atrás (2015), foi necessário trabalhar com clubes de líderes mistos, ou seja, um clube de líder com unidades de liderança separada: unidade de aspirantes a líder Jovem, Desbravadores e Aventureiros, sob a liderança de um único líder, o diretor do clube.

O clube de líderes Antares, em 2015, teve que trabalhar dessa forma. O diretor do clube era o líder Isaías Cardoso, que teve apoio de outro líder – Daniel Cardoso – cuidando das Especialidades e o aspirante a líder Desbravador Admilson Lopes, que tinha sido militar, cuidando da Ordem Unida do Clube. Foi dessa forma que trabalharam até a investidura dos 15 aspirantes a líderes em Dezembro de 2015.

Trabalharam durante o período de formação desses aspirantes a líderes sob o lema “a missão de um líder é preparar um substituto“. Era uma forma de inspirar os aspirantes a assumirem cargos de liderança após a investidura e poder mudar a então realidade.

Em 2015 o clube de líder Antares formou 4 líderes Jovem, 4 líderes de Aventureiros e 7 líderes de Desbravadores.

Em 2016, esses líderes formados assumiram a liderança no Clube Antares e com a chegada de novos aspirantes, foi possível descentralizar o cargo da liderança e cada unidade de liderança de cada um dos ministérios ficaram a cuidado de um líder, e a diretoria separada.

A unidade de liderança Jovem ficou sob a liderança do líder Adilson Vaz; a unidade de liderança dos Aventureiros, sob a liderança da líder Antonieta Sanches e as unidades de liderança dos Desbravadores Bellatrix, Rígel e Shaula, sob a liderança dos líderes Admar Correia, Eliana Moreira e Daniel Cardoso, respectivamente.

E a diretora do Clube, a líder Fernanda Brito.

Essa mesma ideia tem sido aplicada nos clubes de líderes do distrito de Assomada e na ilha do Fogo.

A nossa recomendação é que os Clubes de líderes a nível nacional continuem trabalhando dessa forma, formando novos líderes que possam vir a assumir cargos de liderança nos clubes de líderes, e assim podermos ter um clube de líderes Jovem, clube de líderes dos Desbravadores e um clube de líderes dos Aventureiros separados.

Até lá, continuemos o trabalho e orando, na certeza de que Deus proverá líderes conforme o seu coração para aplicar ao treinamento e ensino daqueles que desejarem trabalhar em prol de nossas crianças, juvenis e jovens.

Leia o artigo Clube de líder – filosofia e organização

Leia as Orientações de cada Cartão de liderança:

Maranata!