Clube de Líder

Reflexão: o ministério Jovem em Cabo Verde

Em Cabo Verde, pela dispersão das ilhas, temos uma grande dificuldade no que diz respeito ao acompanhamento dos trabalhos do Ministério Jovem.

A CNJA não disponibiliza fundos (nem tem) para que os Regionais possam viajar pelas ilhas e dar suporte aos clubes. O que leva muitos a pensarem que todo o trabalho é centralizado na Capital, Praia.

Quando eu fui diretor do Clube de Desbravadores Luzeiros do Atlântico, da IASD de São Filipe, na ilha do Fogo, eu pensava dessa forma. Nós não sabíamos de nada do que acontecia na Praia ou São Vicente, todo o nosso trabalho era por iniciativas próprias e o amor pelo nosso objetivo, “salvar e servir”. Mas nunca faltou um livro do ano, cartões de classes ou as insígnias de especialidades para a investidura.

Em certo sentido é de refletir porque nem sempre um regional ou departamental precisa estar presente, mas se há uma comunicação mais assídua, boa parte do problema seria resolvido.

Acontece que na capital do país há mais líderes, mas clubes e mais engajamento. A grande verdade por detrás disso é que os clubes daqui não são melhores beneficiados pelo Ministério Jovem da Associação, e pensar que somos os privilegiados por estar mais perto, fisicamente, não é verdadeiro.

Tudo o que acontece aqui é fruto do esforço de líderes locais, diretores de clubes que fazem de tudo para o seu clube e seus desbravadores, e nos assuntos de prerrogativa da CNJA, nós cobramos. É certo que a CNJA vai responder mais rapidamente por estar mais perto, mas o trabalho em si é iniciativa de nossos líderes locais, até porque essa é a filosofia. Um líder nunca deve se acomodar por estar numa outra ilha, distante, e não pode fazer nada, até alguém chegar lá.

É bem certo que a presença da liderança do departamento é uma motivação, mas o trabalho deve ser realizado mesmo na ausência daqueles que ocupam esses cargos a nível nacional.

Em 2015 criamos o clube de líder Antares, sob a liderança de um único líder e um líder que apoiou no ensino das Especialidades, e outro aspirante a líder que foi militar ajudava na Ordem Unida do clube. No final do ano investimos 15 novos líderes Jovem, Desbravador e Aventureiros. Hoje o clube de líder Antares é liderado por mais de 10 líderes e com mais de 50 aspirantes a líderes Jovem, Desbravador e Aventureiros. E a pergunta é: e se alguém não tivesse levantado para fazer algo mais? Talvez hoje, em 2021, as coisas estivessem caminhando da mesma forma como tem sido há muitos anos.

É dessa forma que precisamos pensar, não esperar que alguém mude de endereço para fazer as coisas acontecerem onde nós que somos líderes já vivemos. Os líderes são treinados, capacitados para liderar, onde quer que for, com ou sem recursos, porque o chamado é divino e Deus há de suprir as necessidades, prover meios e recursos para que a sua obra avance, porque é necessário que avance até que Ele venha. E digo, também, que quem ocupa os cargos de liderança a nível nacional deve fazer o trabalho de suportar todos os clubes, mesmo diante desta regionalização.

O que apelamos, em nome da direção nacional dos Clubes de Líderes, é que hajam iniciativas de líderes locais para liderarem clubes de líderes, formar e capacitar pessoas que querem fazer do Ministério em favor dos juvenis, adolescentes e jovens seu ministério para a igreja.

Há alguns anos atrás o Ministério Jovem em Cabo Verde sofreu muitas perdas, muitos líderes caíram, outros penduraram seus lenços e os clubes que não pararam de se reunir, mancavam.

Hoje vemos o a realidade mudar, clubes se reerguendo, vemos o renascer de um novo tempo para o Ministério Jovem em Cabo Verde; novos líderes, muitas pessoas aspirando pela liderança e estamos avançando. É isso que queremos que aconteça em Cabo Verde, mas alguém precisa levantar e erguer bem alto essa bandeira e levar nossos juvenis, adolescentes e jovens ao céu.

Seja esse líder, que a despeito da geografia de nosso país, da ausência de regionais ou o departamental e da dificuldade financeira leve avante essa tocha. Nós precisamos caminhar juntos, cada um em sua ilha, cidade, bairro, mas com os olhos fito no mesmo alvo, a eternidade. E a nossa grande certeza é que o céu inteiro está disposto a dar o que precisarmos para o nosso trabalho.

Se está difícil conseguir dinheiro para comprar uniforme, ore; se está difícil ir pro Campori, ore; se está difícil conseguir os manuais básicos e livros de leitura, ore; Deus ouvirá! Mas em momento algum deixe de fazer algo só porque a situação é adversa, faça seu caminho e Deus há de andar junto contigo.

Criamos esse Site para colocar à disposição de todos os líderes nas ilhas e que querem organizarem clubes de líderes pudessem ter as orientações e materiais que de precisam para trabalhar.

Nós não temos muita coisa material a oferecer, mas estamos à disposição para ajudar na organização do clube de líder e compartilhar o que temos e que pode ser útil.

Já disponibilizamos todos os cartões de classes de liderança Jovem, Desbravador e Aventureiros em formato do Portfólio que os aspirantes a líderes precisam trabalhar para entregar no final do treinamento e ser avaliado para a Investidura.

Publicamos o Regulamento Interno do Clube de líder com todas as orientações necessárias para o funcionamento do clube de líder.

Continuamos à disposição!