Clube de Líder

Classe Líder Desbravador

Uma atualização foi feita em relação ao cartão de Classe de Líder dos Desbravadores. Até 2016 trabalhamos o Cartão de Classes Agrupadas, o antigo cartão, que dava ao aspirante o direito a todas as Classes Regulares mais o Pin de Líder. Essa era uma regra antiga daquele Cartão.

Como forma de atualizar os Cartões e acompanhar os novos regulamentos do Manual Administrativo (da DSA) que utilizamos, foram necessárias essas mudanças, que exigem que o aspirante a Líder de Desbravadores tenha concluído todas as Classes Regulares, fazendo o cartão de Classes Agrupadas, e posteriormente cumprir os requisitos do Cartão de Líder Desbravador.

Em nosso caso, específico, orientamos que todos os Clubes de líderes em Cabo Verde fiquem responsáveis por aplicar o cartão de Classes Agrupadas aos aspirantes a líder que não tenham concluído as classes regulares e o Cartão de líder ao mesmo, no período máximo de 2 anos e mínimo de 1 ano e meio, como forma de acompanhar o seu preenchimento.

Isso porque a nossa realidade atual é que a maioria dos Clubes de Desbravadores não têm estado a trabalharem os cartões de classes regulares, e para não termos o problema de algum aspirante a líder não cumprir os requisitos do cartão de classes agrupadas satisfatoriamente, o clube de líder se responsabiliza, também, por isso.

Seguimos, conforme autorização do departamental do Ministério Jovem da AIACV, a mesma regra do cartão (ver nota introdutória do cartão) e a recomendação é que todos os clubes de líder Jovem em Cabo Verde sigam as mesmas regras, como forma de padronizar o nosso trabalho.

Os itens 6, 7 e 8 do regulamento do cartão diz:

6. ENTREGA DA PASTA – Este material deverá ser entregue ao Ministério Jovem de sua Associação/Missão, sempre com 90 dias de antecedência da data programada para a investidura. Anexar o seu cartão preenchido e assinado.

7. AVALIAÇÃO DA PASTA – A avaliação, aprovação e autorização para a investidura, deverá ser realizada pelo Ministério Jovem.

8. PERMISSÃO PARA INVESTIDURA – O candidato somente poderá ser investido após receber a devida aprovação de sua pasta.

E como forma de padronizar as Pastas/Portfólio a nível nacional, estamos disponibilizando um arquivo único que todos os clubes de líder devem baixar e disponibilizar aos aspirantes a líder Desbravador.

Segue link de download da Pasta/Portfólio do caderno de classes agrupadas, classes avançadas e do cartão de líder Desbravador:

– LÍDER DE DESBRAVADORES

baixar Caderno de Classes Agrupadas;
baixar Caderno de Classes Avançadas; *não obrigatório para investidura de líder
baixar Portfólio de Líder Desbravador;

Orientação: no arquivo zipado que você baixar dos Portfólios, você vai encontrar os seguintes arquivos:

– o Portfólio (requisitos)
– capa, perfil do candidato, agradecimentos
– Anexos, Avaliação, Investidura
– Pasta Fonte para Instalação (para que os documentos não percam a formatação original, você precisa instalar essas Fonts em seu Computador. Em caso de dúvida, peça ajuda na direção do Clube ou alguém que entenda do assunto, mas você só precisa fazer clique encima de cada um dos arquivos da Font e uma janela do Windows será exibiba; faça clique em instalar e pronto.)

Qualquer dúvida ou informação adicional de que precisam, entrem em contato com a direção do Clube Antares, o seu Instrutor de Classe de liderança ou o diretor Nacional, através do e-mail isaiascv@gmail.com.