Clube de Líder

Esclarecimento: Disciplina de Aspirantes a líder

Em nome da direção Nacional do Clube de Líder em Cabo Verde, subordinado à CNJA – Comissão Nacional dos Jovens Adventistas (Ministério Jovem), passo a esclarecer um assunto de suma importância a todos os aspirantes à liderança do Ministério Jovem. Já de antemão, quero deixar bem claro que não há nenhum documento oficial sobre este assunto, nem nenhum esclarecimento no Manual Administrativo dos Ministérios JA, Desbravador e Aventureiro sobre isso, mas alguns requisitos básicos dos cartões de liderança nos ajuda a entender de forma clara qual deve ser a nossa postura. E é baseado nisso que eu quero que entendamos essa questão. Me refiro à questão de Disciplina de Membros Aspirantes à Liderança Jovem, Desbravador e Aventureiros.

A Grande Comissão de Mateus 24:14 é a Ordem divina a todos aqueles que aceitaram Jesus como o Senhor e Salvador, de levar ao mundo a mensagem de salvação. O objetivo do Ministério Jovem é Salvação & Serviço. Salvação – salvar nossos jovens de tudo aquilo que é mau, do pecado; Serviço – treiná-los no cumprimento da Grande Comissão de Jesus Cristo, sem o qual nem existimos como Igreja, segundo o Espírito de Profecia.

Qualquer membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que quer fazer do Ministério em favor dos juvenis, adolescentes e jovens seu ministério para a igreja é bem-vindo a esse clube de treinamento de líderes. No entanto, nós precisamos ser coerentes ao decidir fazer parte deste ministério. Eu acredito que liderança é um chamado, não uma ambição de Status ou Poder. Aqueles que sentirem o desejo de liderar deve sempre entender isso no contexto de Serviço e nós temos o exemplo de nosso líder maior, Jesus. Emblemas e condecorações não deve ser a nossa motivação, mas a salvação de nossos juvenis, adolescentes e jovens.

E um aspirante nunca deve pensar que ele decide por si mesmo fazer o treinamento de liderança dos ministérios da Igreja como se fosse uma formação em Administração Empresarial ou qualquer outro curso profissional.

No Ministério Jovem o líder recebe um CREDENCIAL, é CREDENCIADO para a Missão de Servir o Ministério como líder. Enquanto o líder continuar fiel aos princípios da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ele está apto para a o trabalho. Se algum dia, por alguma infelicidade nesta caminhada for Disciplinado ou Removido do Rol de membros da Igreja, por transgressão de algum princípio, na própria introdução dos Cartões de liderança podemos encontrar as orientações de como deve ser o procedimento perante as diferentes situações.

Você pode ler isso nos links abaixo:

As recomendações são as mesmas, mas por questão de cada Ministério ser diferente, leia a todos.
Mas, quando o aspirante (ainda em formação) for disciplinado pela Igreja, o que fazer? Deve continuar o treinamento, cumprindo requisitos, fazendo testes de especialidades, participar de acampamentos, etc? Os cartões de liderança não aborda nada sobre este aspeto, e como falei anteriormente, vamos tomar como base os próprios requisitos dos Cartões de liderança e entender isso.

O Clube de líder exige do aspirante alguns documentos (que são requisitos próprios do cartão) para poder participar do treinamento:

1. REQUISITO: “Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia”
Para cumprimento deste requisito solicitamos uma Recomendação da Igreja – este é o documento que comprova que o aspirante é membro da Igreja adventista do Sétimo Dia. E, orientamos a fazer uma cópia do Certificado de Batismo e anexar na sua Pasta.

2. REQUISITO: “Possuir uma recomendação para investidura, por escrito, da comissão de sua igreja.” – este é o documento que autoriza o Aspirante a ser investido. Valendo ressaltar que QUEM recomenda o aspirante é a própria Igreja, o que nos prova que o aspirante é um candidato nomeado pela Igreja para ser líder do Ministério e não uma escolha própria. Se a igreja, através de sua comissão e Voto da igreja decidir que um aspirante não está apto para ser investido e atuar como líder ele não será investido. Neste caso o clube de líder apenas acata a decisão da Igreja e ponto.

Exigimos esse documento no final do Treinamento como forma de justificar que desde o início do Treinamento até a investidura o aspirante está em conformidade com os princípios da Igreja.

3. REQUISITO: “Estar em harmonia com os princípios da igreja e ser um dizimista fiel.” Outro documento que a Igreja, através do Departamento de Tesouraria, envia ao Clube de líderes como forma de provar a situação do membro aspirante para com os princípios da Igreja e sua fidelidade ao dízimo.

4. REQUISITO: “Ser membro ativo de um Clube ou estar participando de uma coordenação distrital ou regional.”
Para cumprimento deste requisito, o Clube de Desbravador, Aventureiro ou Clube de Jovens / Sociedade JA envia uma Declaração ao Clube de Líder, confirmando que o aspirante é um membro ativo. Em outras palavras, no Clube de líder o aspirante é treinado para a liderança e na Igreja local faz a parte prática, aplicando o conhecimento, porque não faz sentido fazer liderança sem o serviço. O líder nunca deve pensar que fez o treinamento de liderança, recebeu o lenço e os emblemas e que depois disso pode fazer o que bem entender. Que se não quiser ir ao Clube não vai, que se não quiser se envolver não precisa. A introdução do cartão fala disso e é bom que seja lida com atenção, porque pendurar o lenço não é postura de líder e o Ministério Jovem tem a autonomia de tomar o lenço de qualquer líder com mais de dois anos inativos.

Os Requisitos acima citados são os mesmos para todos os Cartões de liderança do Ministério Jovem.

O entendimento a que chegamos, depois dessas observações é o seguinte:

Se é a Igreja que recomenda o aspirante à LIDERANÇA, se é a Igreja que recomenda o aspirante à INVESTIDURA para assumir cargos de liderança do Ministério Jovem, tomando como consenso de que o membro está em conformidade com os princípios de Igreja, no momento em que o membro é Disciplinado pela Igreja, automaticamente, aquele documento de Recomendação enviado ao Clube de líderes é invalidado pela Igreja, pela simples razão de que o membro não está mais em conformidade com os princípios – motivo da disciplina.
Os casos de líderes investidos, o Cartão já tira todas as dúvidas, mas casos de disciplina de aspirantes, valem os documentos que a igreja envia ao Clube de líder, certo?

Da mesma forma que quando um membro é DISCIPLINADO pela Igreja e é SUSPENSO de seus cargos, um aspirante a líder do Ministério Jovem quando em situação de disciplina não pode continuar o treinamento até o levantamento da suspensão e recomendação e aprovação da igreja de que ele pode continuar o treinamento. Ou seja, é a Igreja quem decide se o aspirante poder ser líder ou não e acompanhar a sua situação como membro para com os princípios da igreja. O clube de líder não interfere nesta questão por ser prerrogativa da igreja.

O aspirante em situação de disciplina deixa de participar das aulas do Clube de Líderes e é afastado do mesmo, ressaltando que o mesmo é afastado de seu Clube local em seu cargo. Se ele quiser frequentar o clube, vale o bom senso da direção, mas não para cumprimento dos requisitos do cartão de líder. O aspirante disciplinado deve entender que a sua suspensão é justamente para não cumprir requisitos, reconhecer o erro que cometeu e sinta o desejo de fazer o que os outros estão fazendo.

Por Isaías Cardoso