Adventistas Cabo Verde

Líderes

José Maria Lopes

Mordomia

José Maria Dos Santos Lopes nasceu em 24 de maio de 1966, em Santa Cruz, Concelho de Santa Cruz, Freguesia de Santiago Maior, filho de Domingos Lopes Cabral e de Maria Rosa Dos Santos.

Cresceu na zona de Santa Cruz até aos 8 anos de idade, e depois em Pedra Badejo até aos 18 anos onde frequentou o EBI até o 3ͦ ano. Regressou para Santa Cruz aos 18 anos. Aos 21 anos de idade, em junho de 1986, ouviu o evangelho Adventista através do obreiro Joaquim Mendes e em 14 de janeiro de 1987 aceitou a fé, e em julho de 1987 foi batizado pelo Pastor Félix Monteiro na Cidade da Praia.

Casou-se em abril de 1989 com Ângela Dos Santos Monteiro, também natural de Santiago Maior com a qual tem três filhos. O maior, Edson Monteiro Lopes de 33 anos de idade, já casado e pai de 4 filhos, Natanael Monteiro Lopes, de 28 anos de idade, e Otniel Monteiro Lopes, de 19 anos de idade.

Em 1990, foi convidado para ser obreiro voluntário em Pedra Badejo, e em 1993 foi enviado como pioneiro para a ilha do Maio onde trabalhou até 1995, deixando um grupo com 9 membros batizados e algumas visitas. Concluiu o sexto ano de escolaridade no ano letivo 1994/1995, e em 1996 trabalhou em Pedra Badejo como obreiro distrital liderando as igrejas de Pedra Badejo, Assomada, Ribeira da Barca e Achada Tenda, até a chegada do Pastor António Dos Anjos. Nesse tempo, sob sua liderança e supervisão, as igrejas de Calheta e Achada Fazenda foram abertas.

Em 1998, foi enviado para Tarrafal onde abriu uma igreja. E em 2000, com a sua iniciativa abriria a igreja em Santa Cruz, onde foi ordenado Ancião pelo Pastor Venâncio Teixeira. Em 2003, foi chamado para ser revisor de contas das Igrejas Adventistas em Cabo Verde a nível da nossa Associação, enquanto dava continuidade aos estudos na Escola Secundária Centro de Ensino de Pedra Badejo, onde em 2008 concluiu com sucesso o 12ͦ  ano.

Em setembro 2010, foi chamado para estudar Teologia, e em outubro do mesmo ano tomou o caminho dos Camarões, onde estudou na Universidade Adventista Cosendai. Com toda a determinação, terminou o seu currículo, e regressou em 27 de junho de 2014 com a sua licenciatura.

Começou o seu estágio em Palmarejo, em agosto do mesmo ano, com 44 anos de idade, e no mesmo ano, em 27 de setembro, quase dois meses depois, foi enviado para a cidade dos Mosteiros na ilha do Fogo, onde permaneceu 4 anos e 10 meses exercendo o seu ministério naquele Município, com 5 igrejas e 1 grupo reunindo aos sábados, e mais 2 grupos às quartas-feiras e domingos.

Atualmente, exerce o seu ministério no Distrito de Santa Catarina, abrangendo 4 concelhos, onde lidera 11 igrejas e grupos. Um dos seus hinos favoritos é o HA 74 – Sempre Vencendo – e o seu verso predileto é Hebreus 12: 1-2: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.

Faceboook: josemaria.lopes.7547 E-mail: ricas85@hotmail.com