Clube de Líder

Esclarecimento: Classes Progressivas, Regulares e Agrupadas

A AG (Associação Geral) das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia deixa livre que cada Campo (Divisão, União, Associação/Missão) decida sobre o Programa das Classes e o Uniforme do Ministério Jovem (JA, DBV e AVT), detendo apenas a autoridade sobre os Símbolos desses Ministérios.

Em Cabo Verde, salvo o tempo em que a Associação tomou a iniciativa de adaptar os Cartões de Classes Progressivas a alguns anos atrás (foi adaptado apenas os cartões de Amigo e Companheiro e posteriormente descontinuado), não temos nenhum regulamento, nenhuma orientação sobre as Classes trabalhadas nos Clubes de Aventureiros, Desbravadores e de liderança; ou, se tiver alguma informação relacionada a isso, pessoalmente desconheço, o que me leva a fazer tal afirmação (o que posso corrigir caso tiver algo escrito sobre isso); quanto ao Uniforme, temos um Regulamento que foi partilhado pelo Pr. David Dias, aquando de seu cargo como Departamental do Ministério Jovem da AIASD-CV.

Sem um norte, digo, de nossa União e Divisão, seguimos o Programa de Classes e o Regulamento de Uniformes da DSA – Divisão Sul-Americana, até então.

Antes de 1999, o Ministério dos Desbravadores trabalhava as Classes Progressivas, que basicamente funcionava da seguinte forma: ao o desbravador entrar no Clube com a idade de 11, 12, 13, 14 ou 15 anos ia para a Classe de Amigo, ou seja, se o desbravador não entrar no Clube com a idade de 10 anos, tinha que cumprir primeiro as classes anteriores, começando pela Classe de Amigo, depois Companheiro, Pesquisador e assim por diante, até a Classe de Guia, o que não era uma metodologia correta, porque enquanto o desbravador cumpria a classe anterior a sua idade ele deixa de fazer a classe de sua idade atual e no ano seguinte o mesmo se repete. Essa era a ideia das Classes Progressivas.

Em 1999 isso foi mudado. Se um desbravador entrar no Clube com a idade de 10 anos vai para a Classe de Amigo; se entar com a idade de 12 anos vai para a Classe de Pesquisador; se entrar com a idade de 14 anos vai para a Classe de Excusrsionista, ou seja, cada idade para a sua Classe. A opção de fazer as anteriores ficaria a critério do desbravador fazê-las ou não.

Para que essa mudança acontecesse, foi preciso uma mudança drástica nos requisitos para que cada Classe atendesse ao período e a psicologia de cada idade do desbravador. Por isso, hoje já não chamamos de Classes Progressivas, e sim, Classes Regulares.

As Classes Agrupadas, que é um Resumo das Classes, foram pensadas como forma de ajudar o desbravador a Regular a sua Classe. Exemplo: se um desbravador entrar no Clube com a idade de 11 anos ele não precisa fazer a Classe de Amigo e depois a de Companheiro (a justificativa de que não é mais Progressiva), ele pode fazer a Classe Agrupada para 11 anos, que contêm as Classes de Amigo e Companheiro, e no ano seguinte iria para a Classe de Pesquisador e continuar normalmente, regulando assim a Classe de Amigo que lhe faltava.

Ou seja, as Classes Agrupadas podem ser feitas a partir de 11 anos para regular a classe ou as classes anteriores.

Veja um exemplo e dica:

Aqui no Clube onde lidero no momento, Clube Pedrinha Branca, da IASD em Palmarejo – Praia, todos os desbravadores com a idade de 15 anos e que não são investidos em todas as Classes anteriores, por algum motivo, vão fazer as Classes Agrupadas.

E você pode perguntar: “mas se o desbravador tem 15 anos deveria fazer o Cartão de Guia, não é?“. Isso, logicamente, está certa. Mas, acontece que se o desbravador passar o ano todo (15 anos) cumprindo a Classe de Guia e não tendo alguma das Classes anteriores, ao fazer 16 anos termina o seu tempo de desbravador e não tendo todas as Classes, então faz sentido aplicar as Classes Agrupadas para Guia, que contêm as Classes de Amigo a Guia, e terá terminado investindo em todas as Classes, num período de 18 a 24 meses, podendo depois entrar em um Clube de Líderes e fazer a sua liderança dos desbravadores ou não, caso não desejar mais participar do Clube de Desbravadores, mas terá terminado seu tempo com todas as Classes concluídas.

Qualquer dúvida ou orientação comente abaixo ou me escreva para clubedelider@adventistas.org.cv 

—-
Isaías Cardoso da Rosa
Direção Nacional dos Clubes de Líderes
AIASD-CV